top of page

Vazante terá rota peregrina inspirada em Nossa Senhora da Lapa

  • advaz2014
  • 26 de jan.
  • 2 min de leitura


Estruturado pelo Sebrae Minas, NEXA e Advaz, com apoio da Administração Municipal e Santuário Nossa Senhora da Lapa, novo roteiro turístico terá evento-teste dia 15 de setembro


Um caminho com belas paisagens, morros e matas fechadas, em um ambiente rural e acolhedor é a proposta da Rota Peregrina de Nossa Senhora da Lapa, em Vazante, no Noroeste do estado. Com 23 km de distância, o roteiro está sendo estruturado para receber turistas e romeiros de todo o Brasil. A Rota passará por um teste experimental no próximo dia 15 de setembro e o lançamento oficial está previsto para novembro deste ano.

O roteiro inicia na comunidade de Claro de Minas, na Igreja de São Sebastião e Santa Terezinha, e segue pela zona rural até chegar à cidade, concluindo o percurso de um dia na Gruta de Nossa Senhora da Lapa, ou Gruta Lapa Velha, como também é conhecida. A caminhada vai apresentar o artesanato e os atrativos religiosos, e incluirá café da manhã, lanche e almoço, oferecidos por famílias e empreendedores locais.



O projeto é uma iniciativa do Sebrae Minas, da Nexa Recursos Minerais e da Agência para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante e Região (ADVAZ), com apoio institucional da Administração Municipal e do Santuário Nossa Senhora da Lapa. A nova rota está sendo preparada desde 2023, com o mapeamento do caminho e o levantamento de informações do território, por meio de consultorias especializadas.





“A visita-teste da Rota irá analisar os pontos de apoio do caminho, a recepção aos peregrinos, no sentido de ajustar a estratégia para lançar o produto no mercado, e a melhor experiência aos participantes”, explica a analista do Sebrae Minas Isabella Silva.


Para a agente técnico de desenvolvimento da ADVAZ, Ubirana Magela, a rota dará mais visibilidade à Vazante em relação ao turismo religioso, possibilitando que a peregrinação aconteça de forma contínua ao longo do ano. “Ela também vai alavancar o turismo, fomentando a economia e gerando renda para os moradores da rota e para o comércio local”, avalia.


Além de mapeamento e consultorias para estruturação do projeto, também está incluída a criação da marca, identidade visual, aplicações variadas e do guia do peregrino, e capacitação dos empreendedores. Na avaliação da coordenadora de Gestão Social da Nexa, Marina Noronha, a criação de uma nova experiência turística requer união de forças, por isso, as parcerias são essenciais. “Além de ter uma governança estruturada, é necessário que os parceiros possam subsidiar a implantação e apoiar na sustentabilidade do caminho”, avalia.


Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba

Por Henrique Ulhoa (Stark) Henrique Ulhoa (Stark)

(31) 99445-2460

 
 
 

Comments


bottom of page